quinta-feira, 22 de novembro de 2018


Informação  

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 21, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2018publicada no Diário Oficial da Cidade de 14/11/2018, que estabelece critérios para atendimento às crianças matriculadas nos Centros de Educação Infantil da Rede Direta, Indireta e Parceira nos períodos de Férias de janeiro/2019 e Recesso Escolar de julho/2019.

POLOS DRE GUAIANASES:

1.    CEU CEI Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1262 – Cidade Tiradentes (CEU Água Azul)
2.    CEU CEI Evanir Aparecida Hilário – Avenida José Pinheiro Borges, 60 – Lajeado (CEU Jambeiro)
3.    CEU CEI Josely Maria Cardoso Bento – Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Inácio Monteiro (CEU Inácio Monteiro)

quarta-feira, 14 de novembro de 2018


Hoje as nossa metas foram alcançadas ...

 A Meta 9, onde garantimos  uma alimentação saudável, de qualidade ;
Meta 11, onde os pais participaram do café da manha , garantindo transparência nas ações da Unidade Educacional;










Pai: Rogério, Pai do Rogério MGIC

Mãe: Sarita mãe do Vinicius  MGIC
❤❤OBRIGADA PELO CARINHO ❤❤

Meta 13.Garantimos  a qualidade das atividades com e para as crianças em consonância com as diretrizes da SME.

BERÇÁRIO I A

Aprendendo a comer Melancia 








quinta-feira, 8 de novembro de 2018


BERÇÁRIO II


                                     Meta 13
Garantir a qualidade das atividades com e para as crianças em consonância com as diretrizes da SME:

- Garantia de rotinas flexíveis;
-Garantia de que as crianças proponham brincadeiras e de que participem de outras propostas pelos adultos;
- Organização de rotinas diárias que respeitem a cultura da infância e que, a partir de vivências, ora estruturadas, ora espontâneas e livres, priorizem o brincar, incluam diferentes e significativas vivências nos diferentes campos de experiências e em diferentes modalidades organizativas.
























quarta-feira, 31 de outubro de 2018


DESENVOLVENDO  A PERCEPÇÃO TÁTIL E PALADAR 


As crianças têm mais papilas gustativas que os adultos e são mais sensíveis aos sabores dos distintos alimentos. Uma das principais diferenças é a maior preferência por sabores doces e desagrado por outros sabores. O ser humano perceber através da pele as características de um objeto (forma, tamanho e textura) além de outras sensações como pressão, temperatura e dor, as quais em conjunto possibilitam a adequada relação com o ambiente e objetos

Atividade: Surpresa de gelatina














sexta-feira, 19 de outubro de 2018








Obrigada pelos  19.072 mil  curtidas em nosso Blog


☺ Dia de Culinária 

Muitas vezes as crianças têm dificuldades em comer certos alimentos, uma das razões pelas quais desenvolvemos a atividade de culinária, pois elas mostram interesse em querer amassar, mexer, cortar e saborear.
As aulas de culinária, por mais que parecem um momento de brincadeira são, na verdade, uma hora de muita concentração e aprendizagem.
Por meio da culinária podemos trabalhar de forma lúdica conceitos ligados à matemática, nos eixos de grandezas e medidas, e língua portuguesa, ao aproximarmos as crianças dos textos de receitas e instrucionais. Uma verdadeira investigação científica: ler receitas, calcular quantidades, fazer previsões e submeter os ingredientes às transformações que o calor do forno, a fervura, a fritura ou simplesmente a adição de temperos podem provocar.
As aulas de culinária ajudam as crianças a aprender conteúdos e desenvolver habilidades.
Observando as brincadeiras de faz de conta entre eles na cozinha, percebemos o interesse das crianças em ter mais conhecimento sobre os alimentos, participando, ajudando as professoras, descascando e cortando os alimentos.
E assim as crianças do Berçário II A/B/C  e Mini Grupo I A/B/C ,  podem tirar dúvidas e satisfazer curiosidades, com a leitura de receitas escolhidas por eles e professoras, usando sempre a importância dos alimentos saudáveis e de qualidade para um bom desenvolvimento nutricional.
Ao produzir e montar pratos com criatividade na sua apresentação para que sejam atraentes, as crianças têm mais prazer de comer o que produziram, conhecendo muitas vezes alimentos que não estão em seu cotidiano.
Relacionamos alguns objetivos desta atividade:
  • Apreciar a arte da culinária, participando na preparação de seus próprios alimentos.
  • Descobertas sobre a culinária, através de histórias.
  • Explorar os utensílios que são utilizados na preparação dos alimentos.
  • Identificar alguns ingredientes utilizados nos preparos dos alimentos.
  • Verificar as quantidades de ingredientes necessárias
  • Conscientizar da importância de manter uma boa higiene durante o preparo dos alimentos.

Ingredientes
·         1 Pacote ou lata de leite em pó (cerca de 400 gramas)
·         A mesma quantidade de açúcar
·         1 Vidros de leite de coco

Para decorar:
·         açúcar cristal ou coco ralado 
·         Cravos da Índia

Modo de preparo
1  Misture o açúcar, o leite em pó, o coco ralado e apenas um vidro de leite de coco.
2  Misture bem até ir formando uma massa.
3  Vá acrescentando o outro vidro de leite de coco aos poucos, enquanto mistura.
    Quando perceber que já está no ponto ideal para enrolar, é porque está pronto.
Para enrolar:
5 Unte as mãos com um pouco de margarina.
6  Passe os docinhos açúcar cristal, coloque em forminhas de papel e decore com um cravo da Índia.










































Mini Grupo I A B C

As praticas vivenciadas  Bebês e crianças precisam de espaço e materiais diversificados para experimentar, explorar e expressar aqu...