quarta-feira, 2 de dezembro de 2015



Ensinar às crianças o verdadeiro significado do Natal
Crianças a cantar no Natal
Crédito da Imagem: 1
Presentes, presentes, presentes… e o Pai Natal, claro! Para as crianças, a quadra natalícia resume-se, praticamente, a estas duas coisas. Coisas importantes, sem dúvida, mas limitativas. Afinal, o Natal é muito mais do que isso e é fundamental que as crianças o percebam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra.

Pequenos ajudantes

Existem inúmeras atividades natalícias a decorrer nesta época dentro das nossas casas: desde as decorações festivas, à elaboração dos postais e telefonemas a familiares, passando pela confeção dos tradicionais doces, sem esquecer outros rituais que possam fazer parte das suas festas. Por isso mesmo, é essencial envolver as crianças em todos os preparativos para o Natal. Só assim perceberão que a quadra é, de facto, mais do que a noite de Consoada passada ansiosamente a olhar para o relógio, à espera que dê as 12 badaladas para que se possam abrir finalmente as prendas.

Aniversário de Jesus

O Natal existe porque Jesus Cristo nasceu e, sendo este o seu aniversário, nada mais apropriado do que o recordar. Independentemente das tradições religiosos serem ou não praticadas no seio da vossa família, nada impede que não possam ler juntos a história do nascimento de Jesus, seja através da Bíblia, seja através de livros apropriados para crianças. Ensine à pequenada qual a origem do Natal, ou seja, o motivo de tanta festa.

Conhecer o presépio

Em seguimento da história de nascimento de Jesus, faça questão de integrar um presépio na sua decoração natalícia. Se o seu cenário de natividade for muito antigo ou demasiado frágil para mãos pequeninas, adquira um presépio mais barato com o qual os miúdos possam “brincar”. Aproveite e leia a história de Jesus junto do presépio, ficando a cargo das crianças colocar as figuras nas suas respetivas posições à medida que a história se vai desenrolando.

Histórias de Natal

A par com histórias sobre o nascimento de Jesus e do presépio, procurem ler, em conjunto, outros contos de Natal, dando ênfase àqueles livros e aventuras que, fugindo das prendas, do pai Natal, das renas e do pinheiro, terminam com pequenas lições de vida que todos nós adoramos aprender ou recordar.

Prendas do coração

Limita o número de prendas que oferece à pequenada, não excedendo três presentes por criança – afinal, foi quantas o Menino Jesus recebeu dos três reis magos. Por outro lado, incentive e ajude as suas crianças a confecionarem os presentes de Natal que gostariam de oferecer, em vez de os comprar. É uma excelente maneira de lhes mostrar que não é o valor monetário que mais interessa, mas sim a intenção. Poupa-se nos presentes e ganha-se em dedicação e carinho.

Recuperar o calendário de Advento

A expectativa e a ansiedade que antecedem o Natal podem ser incorporadas num calendário de Advento que faz a contagem decrescente a partir de 1 de Dezembro e até ao dia 24. Podem optar pelos calendários pré-comprados que escondem um chocolate por de trás de cada porta e atribuir um a cada criança ou então criarem o vosso próprio calendário familiar em que, por exemplo, todos os dias é aberto um embrulho que contém uma mensagem ou uma pequena lembrança para um elemento diferente da família.

Música maestro

Crianças a cantar no Natal
Incorpore a música de Natal nas tradições da época, principalmente nas semanas e dias que antecedem os dias 24 e 25 de Dezembro. Apesar de clássicos como A Rena Rodolfo ou A Todos um Bom Natal serem sempre um enorme sucesso junto da pequenada, procure ensinar-lhes outros temas como O Menino está Dormindo ouCanção de Natal que vão de encontro ao verdadeiro significado deste que é uma das mais importantes festas do ano.

Tempo de Natal, tempo de família

Saiam de casa em família e desfrutem do melhor que a época tem para oferecer… e não estamos a falar de centros comerciais cheios de pais natais e cinema natalício (embora ambas sejam opções igualmente válidas). Porque não experimentarem outro tipo de atividades: visitar uma exposição natalícia num museu, assistir a uma peça de teatro relativa à quadra, um concerto de Natal com coro de Igreja ou ir à Missa do Galo na noite de Consoada? Ao vivo e a cores o verdadeiro espírito natalício terá, certamente, outro impacto nas crianças e na forma como vão viver a quadra a partir de então.

O valor do voluntariado

Embora esta seja uma quadra festiva, é também nesta altura que somos alertados para aquelas pessoas que pouco ou nada terão na mesa de Natal. Ajudar quem mais precisa é um dos gestos mais nobres da época natalícia e uma excelente oportunidade para mostrar à pequenada que mais importante do que receber, é dar. Envolva-os na escolha de roupa usada para doar, na compra de um brinquedo para crianças desfavorecidas ou na aquisição de um cabaz de bens alimentares para entregar nos peditórios que, por esta altura, se encontram nos hipermercados.

Dê o exemplo

Se deixar o stress e o consumismo natalício dominar os dias desta quadra, o mais certo é as crianças interiorizarem esses mesmos valores. Se, por outro lado, viver esta época de forma descontraída, em família, recordando velhas tradições ou incutindo novas, vai ensinar-lhes que o espírito de Natal está assente no amor e na entrega ao próximo, não na quantidade de prendas que têm debaixo do pinheiro.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

História e Cultura Africana e Afro-brasileira na Educação Infantil

Infância e luta por direitos Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, entre os eixos norteadores das práticas pedagógicas que compõem o currículo da educação infantil, destaca-se a garantia de experiências que “possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade” (Resolução CNE/CEB nº 5/2009). No entanto, sabemos que o reconhecimento da diversidade não é uma tarefa simples, pois requer a valorização das diferentes culturas, ou seja, a compreensão dos meandros da construção cultural situados na dinâmica das relações sociais e políticas que constituem nossa sociedade. 
 Historia: Menina Bonita do Laço de Fita.
contada pela professora Walquiria, mini grupo IA e B





quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Projeto Sustentabilidade Cuidando do Meio Ambiente.


 Brincar com Brinquedos Reciclados
 Confeccionando Bilboquê 
Todo brinquedo confeccionado com material reciclável tende a despertar nas crianças novos interesses, desenvolve grandiosamente a criatividade, mostrando as possibilidades de transformar objetos e também a destreza manual na confecção dos brinquedos. Pode ser em grupo, ensinando a interação social e a dividir o espaço. Essa atividade é recebida com muita euforia nas aulas, há muitas possibilidades para criação, as cores, formas, objetos, fazendo a criatividade se desenvolver mais ainda.
Agora imaginemos todo esse aprendizado, junto com conscientização de meio ambiente, já que nos dias de hoje se fala tanto em qualidade de vida, sustentabilidade.

Berçário II A e C

















Brincando com Tinta 
Berçário I A


Na fase da infância estimular os sentidos das crianças pode auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora, na percepção das cores, entre outros benefícios. 






Atividades com 
 tinta guache, por exemplo, podem oferecer experiências diferentes e o contato direto com objetos que elas ainda não conhecem ou não estão acostumadas a lidar no dia-a-dia.






Depois ... 
Hora do banho .



terça-feira, 3 de novembro de 2015

O Primeiro Natal - A História do Natal Contada pelas Crianças





Vamos entender o que é o Natal ....


                   



Seja você mesmo. 
Neste próximo Natal...

Não interessa a sua fé, crença, desejos, tradições ou expectativas, a temporada é sobre nascimento, renovação e celebração. Olhe através da lente das coisas que são mais significativas para você e se esforce para tornar os dias desta temporada um reflexo de seus próprios objetivos pessoais e desejos. Lembre-se: o espírito da temporada reside, em primeiro lugar, dentro de você.











Inicio das Atividades
 Mini Grupo I ....














quinta-feira, 29 de outubro de 2015



Vamos Brincar no Parque   
Mini grupo I 





Para as crianças, os parquinhos não são apenas um lugar para brincar: são um espaço para o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais que elas usarão ao longo da vida. 



Mini Grupo I A B C

As praticas vivenciadas  Bebês e crianças precisam de espaço e materiais diversificados para experimentar, explorar e expressar aqu...