Cabe ao educador mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Vamos ver aqui 05 atividades práticas para ajudar neste processo.
Cuidado com a boneca
IDADEDe 1 a 3 anos.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades.
MATERIALBonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS
Chuvinha de papel
IDADEDe 8 meses a 3 anos.
TEMPODe 15 a 30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades.
MATERIALRevistas e jornais velhos.
OBJETIVOS
Papaiveio brincar
IDADE De 3 meses a 1 ano.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala ampla.
MATERIAL
OBJETIVO Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO Decore o ambiente com os panos. Coloque uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho. Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
Jogo das expressões
IDADEDe 2 a 3 anos.
TEMPO30 minutos.
ESPAÇOSala de atividades.
MATERIALCartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOSNomear os sentimentos e conversar sobre suas possíveis causas.
PREPARAÇÃO Desenhe na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos
de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira. Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.
Caminhada solidária
IDADEDe 1 ano e meio a 3 anos.
TEMPODe 5 a 10 minutos.
ESPAÇOÁreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOSDesenvolver a ideia de grupo e a tolerância.
Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Missão
A Associação Comunitária Fazenda do Carmo , tem a missão de contribuir junto com o CEI JULIO FRANCISCO DE SOUZA III , o desenvolvimento do bairro e dedicação na busca de soluções para amenizar as dificuldades sociais enfrentadas pela população , articulando para favorecer a educação , cultura e lazer , gerando cidadania .
Visão
Ser um diferencial , tendo em vista uma educação humanitária na qual se empreguem os valores morais ,do tipo : respeito ,afeto e amizade .
Valores
Organização ,acolhimento ,dedicação e compromisso social para com todos os que venham a usufruir desta Associação assim como as unidades de ensino mantidas por ela , nossos programas estão divididos em CEI'S Conveniados junto a Prefeitura , projeto de qualificação profissional e direcionamento ao mercado de trabalho , moradia vinculada ao CDHU , Minha Casa Minha Vida , Cohab , e programa Viva Leite.