segunda-feira, 10 de junho de 2019

Construção dos sentidos




(...) “se a prática educativa tem a criança como um de seus sujeitos, construindo seu processo de conhecimento, não há dicotomia entre o cognitivo e o afetivo, e sim uma relação dinâmica, prazerosa de conhecer o mundo”.
                                                       Madalena Freire


Território 

Essa estratégia ajuda a construírem sentido para o aprender a partir de vivências e práticas concretas: as relações que estabelecem, os saberes que já trazem para o nosso ambiente escolar , as crenças e valores com as quais se identificam.


























segunda-feira, 3 de junho de 2019

Projeto Viajando pelo Nordeste


*Nordestino*

É quem tem alma forte. É quem assusta a própria seca.É quem respira cultura.É a planta que conhece a própria raiz.
Filhos e filhas do sol. É o povo da culinária bonita e do sotaque gostoso. É quem chama por mãinha...sinonimo de dedicação. É quem sente orgulho de onde nasceu ( é se precisou sair, sente saudade de onde cresceu

                                    João  Doederlein













Inicio do mês de Junho

Mensagem 
Junho 


" A educação é do tamanho da vida! não ha começo. Não há fim. Só travessia. E se quisermos a verdade da Educação, terá que ser descoberta no meio da travessia.

Iniciamos mais um mês em nossa travessia cheia de descobertas...

Bem vindo junho !


MGI A/B/C



Quando refletimos sobre o conceito de protagonista, pensamos em um sujeito que tem o primeiro lugar em um acontecimento.É nesse sentido que entendemos que a Criança tem que ser a protagonista de seu processo ensino/ aprendizagem. Nessa perpectiva ela é um ser atuante enquanto cidadã, que produz e reproduz cultura, constrói seu conhecimento, ou seja, é o centro do processo educativo.
Quando ela passa ser protagonista significa que o professor deve observar, ouvir a criança, buscar os seus interesses para depois propíciar 


 As Crianças representando a historinha da Galinha ruiva 


















Berçário II



"A Principal meta da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações  já fizeram.Homens que sejam criadores, inventores, descobridores.A segunda meta da educaçao é formar mentes que estejam em condições  de criticar, verificar e não aceitar tudo o que ela se propõe"

Carimbo de Laranjas



















Mini Grupo I A B C

As praticas vivenciadas  Bebês e crianças precisam de espaço e materiais diversificados para experimentar, explorar e expressar aqu...